Uma pergunta tem sido repetitiva nos últimos dias vindo das mais diversas direções:

Pode existir igreja sem templo no modelo convencional que temos hoje?

Claro que sim! Mas não é bem assim de qualquer jeito. Para clarear isso, elencamos aqui alguns esclarecimentos importantes que fazem parte dessa resposta!

    A história da igreja nos mostra que os primeiros templos cristãos surgiram mais de 300 anos depois de Cristo, ou seja todo o grande volume de pessoas que se converteram nesse período se reuniam principalmente nas casas, e foram muitas, pois note-se por exemplo, só nos dias do pentecostes foram quase 3 mil pessoas e somem-se a isso, todas as pessoas das regiões e cidades que o apóstolo Paulo pregou e cuidou através de suas visitas e cartas, além dos demais apóstolos que pregavam por toda parte.
  • Igreja de verdade não é um templo, são pessoas! O templo é um lugar apropriado, útil e importante para uma igreja existir, se organizar e se reunir, mas não é essencial nem indispensável para a existência da igreja. A igreja são pessoas, templo é uma estrutura que serve a esse propósito, tal como uma vela que existe para dar sustentação à existência da uma chama, mas a chama pode existir de outra forma, só que uma vela só se faz útil se for para servir à chama!
    • O mais básico objetivo de SER igreja, é a comunhão com Cristo e essa é coisa mais fácil de entender, e provar que ela existe fora dos templos, pois o próprio Jesus deu a resposta em Mt 18:20 dizendo: onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estarei no meio deles, simples assim, se ele disse isso, os homens podem criar todas suas regras, mas jamais superarão a clareza do que o próprio mestre disse! E se ele está no meio, o que mais importa!
    • Ser igreja é muito mais importante que estar em uma igreja! A cultura moderna impregnou nas pessoas a imagem de um prédio, um local com determinadas características que tornou-se simbólico e indispensável para muitos para servir a Deus, mas na verdade isso não é bem assim. A comunhão e a celebração a Deus podem perfeitamente existir e acontecer em qualquer local que estejam pessoas reunidas para isso, e assim serem igreja e estarem na igreja independente de ser um templo dedicado exclusivamente a isso! Cada casa pode ser um local adequado para servir de espaço para a comunhão plena com Deus para um grupo de pessoas;
    • Porém a igreja não existe de qualquer jeito! A existência da igreja pressupõe uma organização mínima, e não se configura simplesmente em pessoas se reunindo com um propósito em um lugar. Isso é um começo mas toda igreja necessita de certa organização e da existência de uma liderança com autoridade diante de Deus para conduzir esse rebanho. Esse formato é muito evidente na bíblia, porque Deus sempre se comunicava, guiava e abençoava o povo através da figura de líderes constituídos por ele para isso; Obvio que ser igreja fora do templo convencional não pode ser de qualquer jeito. Além da liderança já citada anteriormente, uma igreja para existir de forma séria, precisa ter muito claro seus princípios, crenças, métodos e regras para sua caminhada e convivência, ou seja uma base sólida que todos conheçam e possam ter solidez em seu relacionamento com Deus e seu crescimento rumo a maturidade cristã e assim produzir os frutos mínimos que um bom cristão produz.
    • O fato da igreja poder existir em outras formas, não invalida a forma tradicional: Ninguém está condenando o modelo tradicional de igreja alguma, simplesmente estamos propagando que há sim como ser igreja além disso que se convencionou ser igreja! E novos novos modelos são na atualidade um grande escape para pessoas que buscam mais proximidade e menos formalismo e até desvios do foco, que com o passar do tempo o modelo tradicional vem se tornando!

    Enfim, cada pessoa pode sim ser e fazer em sua casa uma parte da igreja do Senhor, mas com responsabilidade, cuidado e subordinação a uma liderança que lhe sirva de alicerce, referência e principalmente, apoio e ajuda para que a caminhada da vida cristã nunca perca seu rumo em direção a pregar o evangelho do Reino, e cumprir sua missão como cristão e como igreja e produzir frutos dignos dessa feliz caminhada.

    Pr. Eroni Fernandes

    Posted by:Eroni Fernandes

    Empresário, Pastor, defensor de uma igreja MENOS INSTITUIÇÃO e mais IGREJA DE VERDADE, relevante, focada na missão e com dedicação à sua razão de existir: Evangelizar e levar paz, alívio e salvação ao seu redor, expandindo na sua redondeza e alcançando o mundo.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s