As igrejas pentecostais são assim denominadas pelas características que possuem que as associa ao movimento ocorrido após a ascensão de Jesus e relatado no início do livro de Atos dos apóstolos, e com a ocorrência de línguas estranhas, visões de línguas como que de fogo, muitas conversões ao cristianismo e o marco, de onde espalhou pessoas pregando o evangelho por todos os lugares.

Outra característica do movimento, produzida pela conversão e pela presença intensa do Espírito Santo em cada um, foi o desapego aos bens materiais ao ponto extremo de todos terem tudo em comum e de venderem suas propriedades e depositarem aos pés dos apóstolos.

O movimento pentecostal no Brasil sempre teve muito forte essas características e por isso se espalhou pelo país através de homens que eram de pastores a anônimos que enfrentaram desde o rigor da selva até os confins dos campos e cerrados, doando suas vidas em verdadeira renuncia de qualquer aspiração terrena pelo ardor de pregar o evangelho e propagar a mensagem de Cristo. Verdadeiros Pentecostais!

O tempo passou e as coisas mudaram e hoje igrejas que encolhem em membresia e cujo foco no materialismo e no movimento improdutivo, são mornas, seus fiéis estão evadindo delas, enfim, perderam sua identidade pentecostal, mas não abrem mão da sua nominalidade.

O certo é que igreja para ser denominada pentecostal a igreja precisa exalar os preceitos e os frutos do movimento que lhe deu o nome, que dentre os quais temos de destacar a presença inequívoca do Espírito Santo e seus sinais, os milagres, o fervor espiritual, o foco inveterado na evangelização sem limites de fronteiras, o desapego aos bens materiais e a busca incessante por ser cheio do Espírito Santo.

Igrejas que não zelam e nem cultivam essas características podem até se auto-denominar pentecostais somente pelo seu barulho e movimentos característicos, mas já deixaram de ser e não se aperceberam.

Alguns sinais e evidências da perda da identidade pentecostal:

  • Apego ao materialismo; luxuosidade e investimentos não direcionados à missão primordial da igreja
  • Afastamento do foco da missão evangelística da igreja com crescimento estagnado;
  • Perda do fervor espiritual, enganando-se apenas pelo movimento e barulho, mas sem os frutos que o fervor produz;
  • Perda do hábito da oração e busca contínua e incessante pelo relacionamento íntimo com Deus;

O movimento evangélico tem suas classificações feitas e ajustadas ao longo do tempo, como hoje, os grupos não pentecostais, os pentecostais, neopentecostais e agora sob esse novo olhar surge o que estou denominando de mesopentecostais, ou aquelas igrejas que ficaram mornas ao longo do tempo, incorporando em si, características da igreja de Laodicéia descrita em Apocalipse, perdendo seu fervor e transformaram-se em meio pentecostais, porque perderam ao longo do caminho, algumas das principais características do pentecostalismo.

Em complemento às que perderam, temos aquelas que subiram nessa classificação, pois antes eram classificadas como não pentecostais e nessa ótica, hoje são mais pentecostais que alguns que assim se denominam, porque tem em si, mais principios do pentecostes ligados à atitude na missão da igreja, que aquelas ditas pentecostais que perderam suas identidades que tinham no seu início e hoje se sustentam apenas em seu nominalismo adquirido.

A classificação não é importante, mas sim o despertamento! É hora e momento de avivamento, e independente de classificação, todos devemos voltar ao evangelho, recuperar a identidade perdida e pregar em tempo e fora de tempo para que assim proclamemos a mensagem de Cristo a todos os homens.

Pr. Eroni Fernandes

Novos reformadores – Facebook / instagram

 

Posted by:Eroni Fernandes

Empresário, Pastor, defensor de uma igreja MENOS INSTITUIÇÃO e mais IGREJA DE VERDADE, relevante, focada na missão e com dedicação à sua razão de existir: Evangelizar e levar paz, alívio e salvação ao seu redor, expandindo na sua redondeza e alcançando o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s