É possível atribuirmos a instituições religiosas da atualidade, características de um comportamento paquidérmico?

Sim, o próprio Senhor fez isso em outras palavras quando da revelação a João na ilha de Patmos quando falou de várias igrejas, mas principalmente sobre a igreja de Laodiceia.

O Conteúdo dessa revelação sobre às sete igrejas da Ásia, é interpretado por muitos estudiosos como uma referência ao caminhar da igreja ao longo de sua história,  narrando a luta desta contra maus pastores, pecados, promiscuidade, falsos mestres, desvios doutrinários e culminando com a carta à igreja de Laodiceia. Essa igreja era rica, autônoma, poderosa, consolidada, com sentimento de auto suficiência, e que tudo indica tinha bons princípios e prática doutrinaria, pois não sofreu nenhuma censura sobre pecados cometidos ou desvios de conduta cristã, se compararmos com as outras seis cartas. Laodiceia era apenas uma igreja morna, insossa, sem ação, acomodada, etc., enfim, toda uma lista de características de uma igreja paquidérmica.

Em sentido figurado, paquidérmico é algo grande, gordo, pesado, lento, pele grossa, que são representados na atualidade por animais como por exemplo, os elefantes e rinocerontes, tanto que provavelmente por isso, há a expressão “Elefante Branco” para se referir a algo grande, dispendioso mas de pouca utilidade.

Em primeira mão, fazer um paralelo do comportamento de uma igreja com um paquiderme seria ato de um herege, um atentado contra o conceito de uma denominação. Para não se dar essa conotação, é bom esclarecer que aqui a comparação é exclusivamente sobre a igreja como instituição religiosa, a denominação e as características apresentadas por algumas delas, e em alguns locais, pela sua desconexão com o compromisso com sua missão e os efeitos que isso ao projeto de Deus para a igreja viva e verdadeira. Essas denominações estão se comportando exatamente como a igreja de Laodiceia, tendo um ótimo conceito de si mesmas e sentindo-se merecedoras de aplausos do céu, mas na realidade não se percebem que estão causando náuseas no Senhor.

Grandes igrejas tradicionais que fizeram e impactaram a história do evangelho no país, foram se agigantando, perdendo o foco, criando divisões, fragmentando-se gerando conflitos, seduzindo homens pelo significado político e econômico da instituição, formando centros autônomos de poder, micro reinados de homens e assim foram perdendo suas características fundamentais do fervor espiritual e ardor pelo evangelismo, de ganhar almas todos os dias, que era o significado de ser igreja para seus pioneiros.  Estas denominações em alguns locais são instituições gigantes, poderosas, bem estruturadas, respeitadas, dão ótimas condições de vidas a seus pastores, mantém um bom perfil doutrinário,  mas na realidade estão se transformando em verdadeiras Laodiceias, paquidérmicas, mornas, autossuficientes , servindo muito mais aos seus próprios propósitos, porém são improdutivas para reino de Deus a ponto de mal conseguirem discipular e batizar os filhos de sua membresia ou mesmo repor aqueles que morrem ou saem.


FAÇA UM TRABALHO CORAJOSO PELA IGREJA: Compartilhe este post com seus contatos e pessoas que você acha que seria interessante a leitura: é só copiar e colar o link abaixo e colar no WhatsApp ou redes sociais:
https://wp.me/p8zU4B-Fg

Ser paquidérmica para uma igreja diz respeito à lentidão, falta de adaptação à realidade, de consumir suas energias para o sustento de sua estrutura, seus projetos, que funcionam em função de si mesmas, com eventos, movimentos, ativismo religioso, muito departamentalizada, órgãos eficientes e principalmente um cérebro que comanda esse corpo em sua sobrevivência, totalmente alinhado com essa estrutura, que muitas vezes trabalha em função dele, de sua satisfação e conforto, enfim, igrejas que têm a melhor imagem de si mesmas, tudo funcionando tão bem que todos, tal como Laodiceia, se orgulham do que fazem a tal ponto que também acham que fazem jus aos aplausos do céu.

A história já mostrou e continua expondo que paquidermismo mata,  causa extinção, tanto na longínqua época dos dinossauros quanto na história mais recente da igreja.

A Europa, berço da reforma protestante, dos grandes avivamentos, que nos deu homens como Martinho Lutero, John Wesley, Charles Spurgeon e inúmeros outros, hoje é conhecida como pós-cristã, onde templos, antes locais fervorosos na proclamação do evangelho, hoje dão lugar a museus, órgãos de governo, cinemas e até boates. Os Estados Unidos, que foram e são tão significativos na história do protestantismo contemporâneo, hoje lamentavelmente nos dão muitas das chamadas “dead churches” ou igrejas mortas, que também passaram pelo paquidermismo até chegarem a morte institucional como denominação Esse movimento maligno vem matando igrejas através da história, usando a estratégia do tempo como anestésico eficaz para que ninguém perceba a dor da morte lenta e não deixando responsáveis, já que raramente os causadores da morte estão vivos quando a morte acontece, para que eles possam testemunhar os frutos danosos das suas omissões e de seus feitos.

No Brasil a história do florescer evangelho é mais recente, as igrejas maiores, pouco passam dos 100 anos no país. Considerando que até aqui, o ponto histórico de mortalidade de instituições religiosas ultrapassa sempre os 150 anos, e por essa razão não há ocorrências significativas de igrejas mortas por aqui, mas sim, já temos sintomas claros e preocupantes dessa direção, e considerando que as coisas na atualidade acontecem com mais rapidez, se os líderes despertarem e se converterem à real causa do evangelho e focarem na missão da igreja, ainda temos tempo para reverter o rumo dessa triste e vergonhosa caminhada.

Paquidermismo, mornidão espiritual mata a instituição. A situação de Laodiceia causou náuseas no Senhor porque ele teve a presciência da história, e já sabia o quanto isso seria danoso para a igreja. Mas ele deu um conselho simples para essas igrejas mudarem seus rumos: Aconselho que comprem de mim…Ele tem tudo o necessário para o reavivamento, é só buscar a solução nele, apenas nele e não em modismos, estratégias humanas ou no mercado da fé,  pois somente a ação do Espirito Santo é capaz de mudar um quadro nessa situação e vencer essa estratégia maligna, pois ele sabe que se isso depender da agilidade, poder de reação de um paquiderme, de homens favorecidos pelo sistema, o inimigo vence e como muitos na história e na ciência a “espécie” se extingue.

Nada melhor para concluir esta reflexão que as palavras do próprio Senhor ao concluir a carta à igreja de Laodiceia em Ap 3:18-22‬

  • ‭“Dou este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
  • “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo.
  • Por isso, seja diligente e arrependa-se.
  • Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
  • “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
  • Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Pr. Eroni Fernandes


FAÇA UM TRABALHO CORAJOSO PELA IGREJA: Compartilhe este post com seus contatos e pessoas que você acha que seria interessante a leitura: é só copiar e colar este link: https://wp.me/p8zU4B-Fg

Posted by:Eroni Fernandes

Empresário, Pastor, defensor de uma igreja MENOS INSTITUIÇÃO e mais IGREJA DE VERDADE, relevante, focada na missão e com dedicação à sua razão de existir: Evangelizar e levar paz, alívio e salvação ao seu redor, expandindo na sua redondeza e alcançando o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s