A palavra religião pode ter muitas explicações, sentidos e interpretações, mas a bíblia traz a boa definição de religião que faz sentido tanto na semântica quanto na sua sua prática: A verdadeira religião definida claramente por Tiago no primeiro capítulo é cuidar dos órfãos e das viúvas em suas necessidades e não se deixar corromper pelas coisas desse mundo. Simples assim!

Pois bem, os últimos apontamentos do IBGE e outros institutos de pesquisa já indicam que os evangélicos já alcançam a marca de 60 milhões de pessoas no país e mantém um crescimento acelerado. Isso nos leva  a fazer alguns cálculos do que poderíamos fazer se praticássemos a verdadeira religião, principalmente no que diz respeito a impactar a realidade social de nosso país, cuidando dos órfãos, viúvas e necessitados.

Para entender o real impacto do que o povo evangélico poderia gerar, vamos imaginar a hipótese de que cada um, mensalmente contribuísse com uma cédula de R$2,00 (dois reais), aquela mesmo que é a preferida na hora da oferta na igreja, e que  esse recurso fosse usado na prática do primeiro requisito da verdadeira religião: A assistência aos necessitados. Para início de conversa, isso resultaria em um montante anual de algo próximo a R$ 1.500.000.000,00  (Um bilhão e meio de reais). 

Vejamos o que poderia ser feito com isso… e em apenas um ano:

  • Construir cerca de 30.000 casas simples para tirar pessoas das ruas e favelas, ou…
  • Servir cerca de 240 milhões de refeições básicas para combater a fome, ou…
  • Distribuir cerca de 500 mil toneladas de alimentos básicos, ou…
  • Distribuir mais de 700 milhões de litros de leite, ou…
  • Dar assistência a quase 500.000 crianças da rua…

E se esse cálculo fosse feito com base nos mais de 160 milhões de brasileiros que se dizem cristãos? em quantos meses mudaríamos a realidade dessa nação?

Enfim, em quaisquer das circunstâncias, em 10 anos poderíamos mudar a realidade de milhares de famílias, pessoas, eliminar a fome de muitas cidades e dar dignidade a milhares de crianças, ser realmente relevante, levar Cristo em atitude, não apenas em religiosidade e palavras, mas somos incapazes de fazer isso! Nosso negócio é Igreja, nossa prática religiosa é egoísta e sectarista, falamos de igreja como corpo de Cristo, mas somos incapazes de unirmos aos irmãos de outra denominação para praticar o principal ensinamento do Cristo que servimos. Aprendemos a ser tribo e não Reino, a viver cuidando de nós e dos nossos, esquecemos do próximo e por isso fico me perguntando: Será que estamos entendendo certo os ensinamentos de Cristo? Ser cristão assim não beira um pouco a hipocrisia? o egoismo? e como fica nosso próximo que devemos amar como a nos mesmos? estamos amando ou sendo pior que aqueles que chamamos de ímpios?

Melhor parar de fazer essas perguntas que não temos respostas e pensar em buscar minha verdadeira conversão, pois com tudo isso ainda nem abordamos a segunda parte da prática da verdadeira religião que é a não contaminação com este mundo, e aí ao aprofundarmos essa reflexão pode ser que as nossas ainda poucas convicções religiosas que possam restar depois desta análise, fiquem evidentes que necessitamos de uma nova prática para iniciarmos a fazer o mínimo que deveríamos já estar fazendo desde o dia que começamos a nos denominar cristãos.

A verdadeira religião impacta a história, a ética, a moral e o caráter de uma nação, mas antes de tudo, impacta na vida social, no amor e na dignidade de cada um que se incomoda com o desconforto, com a fome e com a falta de teto do seu próximo e através de gestos de grandeza, leva Cristo até estes que assim o conhecem de verdade, vendo-o nas pessoas que agem com um amor verdadeiro e puro e desprovidos de interesse, isso é refletir Cristo, isso é a prática da verdadeira religião que nosso país precisa para conhecer os cristãos de verdade com isso apagar as vergonhas de políticos, de oportunistas e dos frequentadores de igreja que querem apenas os benefícios de Cristo, achando que isso é viver o evangelho. Que Deus tenha misericórdia de nós e de nossa nação!

Pr. Eroni Fernandes

Posted by:Eroni Fernandes

Empresário, Pastor, defensor de uma igreja MENOS INSTITUIÇÃO e mais IGREJA DE VERDADE, relevante, focada na missão e com dedicação à sua razão de existir: Evangelizar e levar paz, alívio e salvação ao seu redor, expandindo na sua redondeza e alcançando o mundo.

2 respostas para ‘O Brasil, cada vez mais evangélico é um mau exemplo da prática da verdadeira religião ensinada na bíblia!

  1. Não entendi muito bem se o autor deste texto está falando das igrejas chamadas evangélicas ou dos cristãos individuais em todo o mundo. Estas igrejas evangélicas costumam usar a palavra de Deus para conquistar adeptos e muito dinheiro. Como se vê na TV, estas igrejas poderiam matar toda a fome do Brasil, sem dúvida, pois a igreja não precisa de todo esse dinheiro para si. Agora, o verdadeiro significado de religião é re-ligar, ou seja, ligar novamente o homem perdido pelo pecado a Deus. Quando o homem pecou pela primeira vez ( Adão), ele merecia o inferno. Mas o amor de Deus Pai mediante Jesus Cristo trouxe o homem de volta. Religião é religar o homem a Deus por meio da fé. E desta fé vem o amor que resulta em caridade. Portanto, a caridade vem do amor, apesar dos não-cristãos também fazerem caridade. Aqui percebe-se que caridade tem pouco a ver com religião E é claro que Jesus esperava que os seus seguidores dessem atenção aos pobres, às crianças que estavam ao alcance.Todavia,, quando Jesus questionado sobre o imposto “Dai a Deus o que e de Deus e a César que é de Cesar”, com certeza ele incluía a ação social ao orçamento do governo; era lei assim como agora. A fome do Brasil é da responsabilidade do governo que administra o dinheiro nosso….

    Curtir

    1. Foi muito argumento correto, mas a conclusão da responsabilidade do governo que também é correto, não tira dos cristãos a sua responsabilidade de cumprir sua função e amar o próximo como a si mesmo, nem de praticar a verdadeira religião que antes de ser igreja, evangélica, católica ou qual seja, precisa viver a prática do que prega. O amor ao próximo é demonstrado em ações, não apenas em pregações. É isso que a bíblia nomina como verdadeira religião que vai além do simples significado da palavra religião,

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s