“…Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.” – Ezequiel 34:2-5

Vamos meditar sobre algumas funções do pastor, não no contexto de cuidador de animais, mas como líder espiritual de um rebanho de pessoas. A grande maioria dos pastores em nossos dias perderam o prestígio que a sociedade anteriormente dispensava a estes lideres. Nas conversas em meio à sociedade se tornaram motivo de chacota, são tidos como, aproveitadores, fanfarrões, sanguessugas e até ladrões. Vamos analisar um texto bíblico no livro do Profeta Ezequiel, falando acerca de alguns “pastores da época” e vamos ver se conseguimos ver alguma semelhança com os dias atuais.

Entre os significados da palavra pastor está “líder espiritual”, biblicamente falando esse é principal dever do pastor, guiar as pessoas no caminho de Deus, orientar, visitar os órfãos e as viúvas, ou seja, prestar assistência espiritual e social às vidas que estão sob sua responsabilidade. Não pretendo ser radical, mas quero falar o que Deus me colocar ao coração a fim de orientar líderes que perderam o rumo de seu chamado e prevenir pessoas simples a não serem enganadas.

Infelizmente a ganância humana tem feito vários “líderes espirituais” perderem o foco do evangelho que é a evangelização e a busca pelos que estão longe do caminho santo de Deus. Ao invés disso estão acabando com as ovelhas na tentativa de saciar sua sede por poder e riqueza, e infelizmente conseguem na maioria das vezes. Pregando uma mentirosa prosperidade, através do uso da fé, centenas de milhares de pessoas são enganadas na busca por uma vida melhor, e no final usam alguns “exemplos de sucesso” para ludibriar os fiéis.

Esse texto bíblico diz que alguns pastores de Israel tinham feito coisas semelhantes, ou seja, deixavam de apascentar as ovelhas, para apascentar a si próprio, nem que isso custasse a vida de suas simples ovelhas. Infelizmente na visão deste humilde escritor, esses dias se repetem na  atualidade, alguns pregadores eloquentes e dissimulados tem sugado a lã e a vida das ovelhas, para saciar suas ambições de vida.
Saliento que Deus é fiel e no momento certo cobrará caro daqueles que deixando o santo ministério do pastorado, se perderam em suas ganâncias, deixando de cuidar do rebanho do Senhor. A hora é agora, vamos orar para Deus ter misericórdia de nós e preservar os santos pastores que de forma íntegra tem pastoreado e cuidado das ovelhas feridas, levando-as aos pés de Cristo e oferecendo o bálsamo para suas feridas e alívio para suas almas com a Palavra do Senhor.
Se você tem um pastor autêntico como seu líder espiritual, valorize-o, ore por ele, para que se mantenha firme na simplicidade de Cristo. Mas te convido a examinar as escrituras e não deixar ser enganado por lobos que se escondem em peles de cordeiros, peça a Deus a orientação e busque a verdade nas escrituras sagradas.

“Deus abençoe nossos pastores, livrando-os de toda ganância e ambição e conservando-os na simplicidade que há em Cristo Jesus nosso Senhor, amém”

Por: Anderson Silva Santos Carmo.

post do Facebook, publicado com autorização do autor

Posted by:Eroni Fernandes

Empresário, Pastor, defensor de uma igreja MENOS INSTITUIÇÃO e mais IGREJA DE VERDADE, relevante, focada na missão e com dedicação à sua razão de existir: Evangelizar e levar paz, alívio e salvação ao seu redor, expandindo na sua redondeza e alcançando o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s