Muitas igrejas perderam o sentido de cultuar e caíram numa rotina cansativa, repetitiva e desorganizada que é totalmente ao contrário do que minimamente deveria ser um culto.

Culto, é um ato individual ou coletivo de adoração a um deus. Essa é a definição da palavra e que deve ser o objetivo principal ou a razão de todo ato de cultuar.

O ambiente de Culto deve ser local de reverência, respeito por quem está prestando seu culto a Deus e não uma sequencia de apresentações, cânticos intermináveis, avisos intermitentes que interferem na concentração e adoração das pessoas por não terem um mínimo de organização litúrgica e respeito pelo momento de intimidade e concentração em Deus que as pessoas querem e precisam ter e são interrompidas a toda hora, tendo seu culto prejudicado pela própria direção que é quem deveria zelar por isso, mas está bitolado em uma rotina e não focado no real sentido do que se faz ali!

A adoração é um ato que depende de ambiente, serenidade, concentração e qualquer interrupção, simplesmente acaba com tudo, levando a pessoa a perder seu momento especial com Deus. É como a brasa que se demora acender e aí vem alguém e esguicha água apagando, quando tudo o que se deveria privilegiar, seria o cuidado de mantê-la acesa.

Se isso nao bastasse, as sequências desorganizadas da liturgia, pessoas despreparadas que tem acesso aos pulpitos e o costumeiro excesso de canticos  que culminam no estouro do horário e no desrespeito com as pessoas que tem a vida organizadas, com os idosos, cansando-os, enfim um festival de descuidos com a razão de se cultuar a Deus.

Isso só não é o ápice porque sempre tem o anuncio da cantina como sobremesa da pregação que parece ser uma estratégia diabólica para desligar a mente das pessoas do conteúdo e do que foi ministrado e enche-las com coxinhas, pastéis, pizzas, três reais, cinco reais, etc…

Que Deus tenha misericórdia daqueles que ainda querem fazer melhor…

Pr. Eroni Fernandes 

 

Posted by:Eroni Fernandes

Empresário, Pastor, defensor de uma igreja MENOS INSTITUIÇÃO e mais IGREJA DE VERDADE, relevante, focada na missão e com dedicação à sua razão de existir: Evangelizar e levar paz, alívio e salvação ao seu redor, expandindo na sua redondeza e alcançando o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s